Voo de paraglider no Ninho das Águias / Nova Petrópolis (com cupom de desconto)

- Atualizado em 18 de maio de 2015 - , , , ,

a123

O chamado parapente pelos franceses, e, paraglider nos países de língua inglesa são, na verdade, a mesma coisa: uma modalidade de voo livre onde o principal objetivo é planar no ar o maior tempo possível, diferentemente do paraquedismo, onde a grande emoção está na queda livre.

A primeira vez em que se pratica um voo de paraglider jamais é esquecida. A minha foi no Ninho das Águias, na cidade de Nova Petrópolis – RS em Janeiro de 2015, juntamente com outros dois amigos.

O voo faz parte do “Roteiro de um dia por Nova Petrópolis”, e todas as informações sobre ele estão em detalhes no post que segue. Ao final, confira o cupom de desconto que descolamos para você, nosso leitor!


Sobre o Ninho das Águias


O Ninho das Águias localiza-se na região noroeste de Nova Petrópolis. Localiza-se a apenas 8 km do centro da cidade (3 Km de asfalto e 5 de estrada de chão) e a 30 km de Caxias do Sul. O acesso ao Ninho das Águias é feito pela BR 116, na altura do Km 181, para quem vem de Porto Alegre.

662photoshop

O lugar é muito bonito mesmo e por lá encontramos casais fazendo piquenique, amigos curtindo um pôr do sol, ciclistas praticantes de downhill, praticantes de paraglider e asa delta.

Mas, sabe o que realmente é o mais bonito de lá? Ah, é o pôr do sol, tão propagandeado pelos habitantes da região. Ele é realmente um espetáculo de tirar o fôlego.

Nova_Petrop_01 O Pôr do sol de Nova Petrópolis encanta diariamente turistas que visitam a cidade


Sobre o município de Nova Petrópolis


Para saber mais sobre a cidade de Nova Petrópolis, leia algumas informações que preparamos para vocês aqui.

Labirinto Labirinto Verde – Uma das principais atrações turísticas de Nova Petrópolis (RS)


Salto de parapente/paraglider


Organização

O salto foi reservado dois dias antes com a Iraci da agência Serra Esportes. Nosso voo duplo de instrução foi conduzido pelo excelente instrutor Vává. O valor por pessoa é de  de R$ 250,00 (Agosto/2016) e se a pessoa deseja filmagem é cobrado um valor de R$ 300,00 (ao final do post temos um cupom de desconto para você, leitor!).

Conheci pessoalmente a Iraci da Serra Esportes já lá no alto, durante a preparação do salto. Ela me contou que a Serra Esportes pertencia a ela e a seu esposo, o instrutor de voo mais conhecido como “Coragem”. Coragem era bastante conhecido neste meio e já havia conduzido em voos duplos centenas de turistas. Ele faleceu há menos de dois anos, e é importante dizer, que a causa de sua morte foi um AVC (derrame) e não alguma causa relacionada aos saltos que praticava. A Iraci segue com a empresa Serra Sports, organizando voos e cursos com pilotos da região.

E o que dizer sobre a atuação do nosso instrutor Vává? Ele foi simplesmente sensacional. Super gente boa, simpático e tranquilo. Ele fez o voo parecer a coisa mais simples do mundo e fez questão de deixar a gente curtindo o momento. O Vavá gerencia no facebook a página “Voo livre Serra gaúcha”, onde você pode conferir inúmeros vídeos e fotos de saltos para se animar.

O salto e o pouso:

Estávamos no ninho pouco antes do horário marcado para começar o voo, às 09 da manhã, mas o primeiro voo ocorreu de fato perto das 11. Isso porque este tipo de esporte depende obviamente das condições climáticas.

No momento que chegamos lá, as condições ainda não estavam boas, então ficamos na expectativa por umas duas horas, já que de início ventava de mais, mas o vento que vinha era mais sul, o que não é uma coisa boa para o salto nessa rampa.

Já em março, geralmente as condições são melhores já que a incidência de vento norte, ideal para esta rampa, é maior.

Após a checagem do equipamento você vai ouvir: “agora corre e não senta”, e assim você se joga da rampa, mergulhando na coragem que tem (ou não tem – tarde de mais!).



Qual é a sensação de saltar de paraglider? Posso dizer que foi uma das melhores sensações que tive na vida. Não foi a adrenalina louca que eu pensava que seria, como em algum tipo de queda livre.

Mas foi uma sensação gostosa, de estar voando de uma maneira segura, me sentindo livre e ao mesmo tempo firme. Eu estava tão tranquila que em um determinado momento o Vavá me perguntou se queria um pouco de emoção e eu disse que sim. Então fizemos algum tipo de manobra em que giramos um pouco mais rápido e aí sim deu um friozinho na barriga, mas foi muito legal.

Na hora de aterrissar, a biruta da área de pouso não mostrava muito vento, então aterrissamos sentados, o que foi bem tranquilo, já que em baixo do “assento” existe uma espécie de airbag que neutraliza o impacto.

A pista de pouso oficial dos voos fica localizada na localidade da Linha Temerária, distante 12 km do alto do Morro do Ninho das Águias. É lá que temos que ser “resgatados” após o salto. Esse resgate fica por conta do cliente, por isso é bom combinar com algum amigo que se disponha a esperar por lá, assim que o salto finaliza (obrigada, Camilo!)

758 Pista de aterrissagem da rampa norte do Ninho das Águias

Para resumir o quanto curti a experiência de voar de paraglider no Ninho das Águias, posso dizer uma coisa: vou saltar de novo assim que possível!

 

Se animou ou falta pouco? Então aqui vai mais uma forcinha. Conseguimos um desconto para os leitores do Escolho Viajar!

cumpom-desconto-escolho-viajar-ninho-das-aguias

Sabe por quê? Em Janeiro de 2015, eu já estava pensando em criar o Escolho Viajar. Assim como você, eu fui seguindo as pistas da internet sobre como chegar até Nova Petrópolis e fazer o voo.

Quando já estava em Nova Petrópolis acabei conhecendo o instrutor Vavá e fiquei com um contato dele. Meses depois, quando o blog “nasceu”, mandei uma mensagem para ele falando que iria comentar sobre o voo que fizemos e pedi se ele poderia dar uma forcinha para o blog, deixando eu proporcionar um descontinho para os leitores.

Por sorte ele topou, então, quando você contactar ele, avisa que você nos acompanha aqui e o desconto será dado!


Siga o Escolho Viajar no Facebook e Instagram e seja o primeiro a saber sobre descontos, dicas, aventuras e todas as nossas novidades!

Leia também: Roteiro de 1 dia por Nova Petrópolis (aqui).


olivetti-news


Links e telefones para contato

Página do instrutor de Vavá – Voe livre serra gaúcha

– Telefone do instrutor Vavá – (54) 99024519

Página da Serra Sports

– Telefone da Serra Sports – (54) 8404-3747  (Iraci)