Trekking de 26km em Veranópolis – Serra Gaúcha

- Atualizado em 22 de novembro de 2015 - , , ,

veranopolis-serra-gaucha]

Se tem coisa melhor do que fazer trekking solo por aí é achar um grupo legal e caminhar horas e horas na companhia de outras pessoas que também gostam de fazer isso.

Com parceria, então, no final de semana passado fizemos um trekking muito punk, mas que foi super divertido, organizado pela empresa Sol de Indiada (de Caxias do Sul – RS, conheça aqui) e Presente Radical (de Passo Fundo – RS, conheça aqui).

A cidade de Veranópolis

Veranópolis é uma pequena cidade da Serra Gaúcha, também conhecida como Berço Nacional da Maçã e que disputa ano a ano com a cidade de Nova Petrópolis (também localizada na serra gaúcha – leia o post sobre a Nova Petrópolis aqui) o título de Terra da Longevidade. Ela fica a 170 quilômetros da capital Porto Alegre. Durante nossa caminhada, visitamos dois pontos turísticos da cidade: Cachoeira dos Três Monges e a Cascata Usina Velha.

Nossa rota
Primeiramente entramos no Parque Cascata dos Três Monges, que é uma propriedade particular, com horário de visitação preestabelecido (08:00 – 17:00), distante a 4 km do centro de Veranópolis. Nós chegamos lá por volta das 09 da manhã.

parque-tres-monges-veranopolis

Ali fizemos uma pequena caminhada que nos possibilitou ver dois mirantes. No primeiro, é possível avistar o vale do rio Retiro. Mais adiante, no segundo mirante, onde tiramos nossa foto em grupo, é possível ver os paredões rochosos que dão o nome ao parque e a imensa cascata de 112 m de altura, a maior do município.

parque-tres-monges-veranopolis-inicio

parque-tres-monges-veranopolis-1

tres-monges-veranopolis

mirante-tres-monges-veranopolis

Abaixo vai a foto dos supostos três monges. Eu confesso que não consegui até agora ver a figura deles.

tres-monges-veranopolis-1

Permanecemos em torno de 30 minutos no parque. Assim que saímos dali começamos a caminhar rumo à Cascata da Usina Velha, que foi realmente a parte mais intensa e interessante da trilha. Se tem como ir de carro até a cascata? Tem sim, mas, esse não era nosso objetivo. De qualquer forma, o declive é nível hard até para carros, ou seja, cuidado com as carangas!

usinha-velha-veranópolis

rumo-cascata-usina-velha-veranopolis

A Cascata da Usina foi formada pela antiga barragem do Rio Retiro, localizada na Linha Carlos Gomes, próximo à Vila Azul. No local existem ruínas da primeira Usina de Geração de Energia Elétrica do interior do RS, inaugurada no início do século passado. Você pode entrar nessas ruínas e ver a cascata através da janela de uma espécie de “casa” que sobrou no local. Nós aproveitamos para tirar algumas fotos.

cascata da usina

cascata-usina-velha-veranopolis-serra-gaucha

cascata-usina-velha-veranópolis

usina-velha-veranopolis

Depois das fotos, um breve lanchinho e seguimos adiante, afinal ainda havia muitos e muitos quilômetros de muito sobe e desce. Na volta, a caminhada foi bastante intensa, mas, nada fora do que já nos haviam dito, e, é claro, que tudo fazia parte do desafio. O sol estava forte, as subidas eram inacreditáveis e nossas águas acabaram. Muitos do grupo pediram água nas casas do povo ali do interior, que foi super receptivo. Teve até um pessoal que tomou banho de mangueira em alguma das casas. O pessoal da organização fornecia também água em um carro de apoio. Mas, caso, você vá sem essa facilidade, já sabe que pode contar com a hospitalidade dos residentes da localidade.

Flores, borboletas, parreiras, macieiras, aranhas dos tamanho de um pé de ser humano circulando pela estrada (quase infartei!) e algumas nectarinas roubadas (ooops!) fizeram parte da caminhada. Fora isso, filosofias, lamentos do sofrimento (hehehe) e satisfação pessoal compartilhados com os novos amigos de trekking.

cascata-usina

cascata-usina-velha-veranopolis-rio-grande-do-sul

aranha-cascata-usina

trekking-veranopolis-interiorjpg

trekking-veranopolis

 

Você pode fazer essa rota de carro ou caminhando. Nós fomos com o carro apenas até a entrada do Parque dos Três Monges, já que o objetivo era o trekking mesmo. Se você também pensa em fazer essa rota caminhando, saiba que esse é um trekking de média a grande dificuldade, totalizando 26 Km com declives bem intensos. Desse modo, se tiver como ir em grupo o trajeto fica mais interessante e ganha-se um pouco de apoio nos momentos de maior dificuldade. Segue abaixo o mapinha da nossa rota.

veranópolis

E você, mora no Rio Grande do Sul ou vai visitar o estado e deseja um pouco de aventura? Você pode acessar os links da Sol de Indiada (aqui) e da Presente Radical (aqui), empresas que organizam inúmeras atividades outdoor no interior do Rio Grande do Sul, país e exterior.