Pitigliano: fotos, como ir de ônibus, onde comer e dormir

- Atualizado em 16 de agosto de 2016 - , , , ,

pitigliano-at-night-de-noite


Pitigliano foi parar no meu roteiro no dia em que vi uma foto de uma cidade pálida, sem cor, sobre uma colina. A construção era antiga e pela foto parecia que seus habitantes estavam isolados do resto do mundo. Foi assim que este pequeno comune italiano da Toscana chamou minha atenção.

Na minha cabeça, as fotos que via de Pitigliano e de Civita de Bagnoregio  (outra cidade) eram todas de um lugar só, devido às cabíveis semelhanças entre ambas.

De fato, há o que se comparar entre as duas, já que ambas ficam no alto de colinas, com seu território localizado sobre o tal de “tufo” ou de “tufa”.

Me fascina pensar sobre o modo como vidas se criaram sobre ele: existia um vulcão que um belo dia entrou em erupção. As cinzas vulcânicas resultantes desse processo se compactaram em uma conformação rochosa, e voilà! O ser humano está diante de um espaço digno a se construir moradias, igrejas e monumentos.


pitigliano


Em Pitigliano vivem menos de quatro mil pessoas. Mas, um passeio por suas ruas em dois dias de verão europeu me fez ter a sensação de que a cidade era de fato maior.

E se a paisagem de seu exterior causa certo desânimo por tamanha palidez, há de se dizer que Pitigliano esconde um segredo. Um segredo que se desmembra ruazinha após ruazinha.


ruas-pitigliano


pitigliano-ruas-1


praça-plazza-pitigliano


Geralmente não procuro por coisas a comprar, até por que não há mais espaço para nenhum quilo a mais em minha mala. Mas confesso que aqui as lojinhas são muito bonitinhas e dá vontade sim de entrar e comprar alguma coisa.


pitigliano-italy



Pitigliano fica ao sul de Florença e ao norte de Roma, na região chamada “Maremma”, uma área mais tranquila e pacata da Toscana. Nesta região a carne de javali é um prato bastante típico. Portanto, fique atento: você pode facilmente deparar-se com um javalizinho pelas ruas de Pitigliano.



A Pequena Jerusalém


Pitigliano é conhecida como a Pequena Jerusalém. A comunidade judaica de Pitigliano cresceu no passado à medida que as políticas de segregação vindas do papado da Igreja Católica forçavam judeus a buscar viver nos guetos. Nesta cidade eles encontravam receptividade em poder manter suas tradições. Em 1598 uma sinagoga foi construída, a qual foi reformada posteriormente e é aberta para visitação até hoje.


sinagoga-pitigliano

sinagoga


A maior beleza das ruas de Pitigliano se encontra de fato em seu passado, marcado por histórias de tolerância e respeito mútuo.

Aprendi na visita à sinagoga que, durante o holocausto, muitos católicos de Pitigliano arriscavam suas vidas em apoio aos judeus, escondendo-os em suas casas e propriedades rurais.

Além disso, mesmo que hoje existam menos de cinco judeus no comune, fica evidente o quanto os cidadãos de Pitigliano se esforçam para respeitar e preservar a passagem desse povo que marcou a história de sua cidade.



Onde comer


Acredito que dê para ser feliz em qualquer um das dezenas de restaurantezinhos que se abrigam nas ruas estreitas de Pitigliano.

Eu fui buscar a minha felicidade no lugar que mais me chamou a atenção pela beleza das mesinhas na calçada, o restaurante e trattoria La Chiave del Paradiso. Por lá me esbaldei em uma massa com alcachofras e um vinhozinho branco com rótulo homônimo à cidade.


pitigliano-restaurante


prato-de-massa-italia


Como Chegar (como não perder o único ônibus do dia)


De transporte público

Partida de Valentano com destino à Pitigliano

Se seu caso é estar de carro, beleza: não em atrevo a competir com o Google maps.

Mas, se você precisa ir através de transporte público, bom, aí sim posso te ajudar.

Estava não motorizada desvendando a região do Lázio (mesma de Roma) por transporte público. Através de um ônibus da empresa Cotral, cheguei ao final da manhã à pequena cidade de Valentano –  a conexão do Lázio a Pitigliano.

Estranhamente, ninguém com quem falei em Valentano sabia se existia um ônibus que iria a Pitigliano, ou, se sabia, não sabia onde na cidade pegá-lo, qual o horário ou onde comprar tickets.

Pois bem. Eis o que descobri:

– Só há um horário de ônibus de Valentano à Pitigliano, através da empresa Tiemme. O horário é 14:05-14-10, mas confira isso no site deles (a coisa pode mudar!).

– Você pode debulhar Valentano e não conseguirá comprar um mísero ticket. Não tenha um ataque de desespero. O motorista vai te vender no ônibus (sai mais caro na hora, mas não custa um rim seu – 4 euros).

Onde é a parada?

Você deve pegar o ônibus na Via Guglielmo Marconi, do lado oposto à sorveteria e ao postinho de gasolina de Valentano.

Muito cuidado com a cilada: você vai ver do outro lado da rua, um toldo bem bonitinho caracterizando uma parada de ônibus. Você até vai ver ali uma folha com os horários de ônibus e a palavra “Pitigliano” escrita nela, mas, não vá em frente! Não fique esperando pelo ônibus nesta parada com toldo, pois isto foi exatamente o que eu fiz, e o ônibus correu de mim do outro lado da rua, um pouco mais adiante.

A sua parada é onde não há toldo, “merrmão”.

Eu perdi esse único ônibus do dia por causa dessa ca***a, incentivada por um morador vizinho à parada com toldo: “Sim, o ônibus para Pitigliano passa aqui”. Mentira! Sabe de nada inocente!

Depois da decepção, decidi que caminharia 25 quilômetros, pois não achei um atrativo se quer em Valentano e não pago um centavo para passar a noite em um lugar com que não simpatizei. Por sorte andei uns quatro quilômetros, e aí um carro parou me oferecendo carona, e melhor do que morrer em uma estrada sem acostamento com um sol escaldante é entrar no carro de um estranho.

Grazie ao desconhecido Marco que me conduziu à Pitigliano com muita simpatia e respeito!


Onde se hospedar


Recebi uma cortesia para conhecer o hotel La Casa dei Carrai. O Hotel é uma casa que pertencia à família de Cinzia, uma simpática italiana que gerencia o hotel.

Localização, limpeza, café da manhã gostoso e uma área verde gostosa são os pontos altos do hotel.

Confira a avaliação completa no post de Review do hotel Casa di Carrai em Pitigliano e saiba como obter um desconto.


 

casa-carrai


Salvar

Salvar

Salvar