MUSEU DE ARTE CONTEMPORÂNEA A CÉU ABERTO: CONHEÇA INHOTIM (MG)

- Atualizado em 18 de maio de 2015 - , , ,

DSCN7653

O Inhotim já encantou muito gringo e enche de orgulho todo brasileiro que já passou por lá. Inhotim não é digno de nenhuma descrição sucinta, já que há muito mais além das fotos por dizer. Porém, se fosse fazê-lo em apenas duas palavras diria: maravilhosamente inigualável!

É um passeio imperdível para quem está disposto a visitar os arredores de Belo Horizonte já que o instituto fica a 60 quilômetros de Belo Horizonte, na cidade de Brumadinho.

DSCN7759

Mas o que encontramos nos seus 110 hectares que o tornam algo assim, tão especial? Simplesmente inúmeras galerias com obras de arte, esculturas dispostas a céu aberto, lagos, trilhas, montanhas, e a maior coleção de espécies de plantas vivas entre os jardins botânicos brasileiros.

Você leu a palavra arte e bateu um medinho de ficar entediado? Posso garantir que tédio é tudo o que você não vai encontrar por lá e, essas são palavras de quem é leiguíssima no assunto e que trocaria facilmente atividades em ambiente fechado por qualquer programa de ecoturismo.

Percorrendo este imenso acervo botânico disposto de maneira esteticamente perfeita, você se deparará com fuscas coloridos em um jardim, uma castanheira centenária suspensa fundida em bronze, um pavilhão sônico onde você ouve o som de microfones localizados a 200 metros de profundidade no solo, obras que envolvem piscinas nas quais você pode nadar e mais uma centena de outras coisas que você encontra para ver, ouvir, sentir e se divertir.

Piscina_2009_3-752x570 Obra de Jorge Macchi, Piscina, 2009. Foto de Pedro Motta

Dicas de visita ao Inhotim

– No local existem restaurantes, café, pizzaria e lanchonete. Nada de valor muito exorbitante. Ainda assim, sempre é possível economizar levando um lanchinho caso a grana esteja curta.

– O Inhotim é imenso: use roupas e sapatos confortáveis, leve protetor solar e pegue um mapa (gratuito) na recepção.

– É possível adquirir transporte no interior do local através de carrinhos elétricos (compra-se na recepção – custo extra).

Horários e valores

O dia da entrada liberada mudou: desde de Fevereiro de 2015 passou a ser nas quartas. Na Segunda-feira o parque não abre e os valores dos ingressos são de 20,00 (quarta e quinta-feira) e 30,00 (Sexta-feira a Domingo e feriados).

Salvar