Atividades com golfinhos em Punta Cana

- Atualizado em 27 de agosto de 2015 - , , ,

IM_4515 (103)

Quem está com viagem marcada para Punta Cana certamente ouvirá sobre as atividades que existem por lá para serem feitas junto aos golfinhos. Mas, será que essa atividade vale o preço que é cobrado? Qual a melhor opção a ser feita?

Na praia Bavaro existe uma plataforma onde é possível interagir com os golfinhos de diferentes formas. Esse local é chamado de “Dolphin Island Park”. Nele você pode optar por um nado em mar aberto na companhia de um ou dois golfinhos pegando carona em suas barbatanas (Royal Dolphin Swim – 195,00 dólares) ou realizar um nado com eles e leões marinhos em seu ambiente mais natural (mais afastados um pouco da plataforma), sem truques programados (Natural Dolphin Swim / Sea Lion Encounter combo – 235,00 dólares).

Outra opção é fazer o “Shallow Water Dolphin Encounter Program” (encontro com golfinhos em águas rasas – 155,00 dólares) onde você fica uns 30 minutos bem pertinho deles, participando de uma apresentação de seus truques. Esse foi o programa que fiz em Março de 2013 e o relato do programa segue abaixo.

 

Punta Cana – Shallow Water Dolphin Encounter: como funciona

Em torno das 11 horas um ônibus desses abertos nos buscou no hotel.
DSCN4929

Ao chegarmos à praia Bavaro, fomos divididos em grupos, conforme os passeios adquiridos. Deu também para curtir um pouco a praia, que é simplesmente linda.

Bavaro Beach
Bavaro Beach

mulher_Legenda_Praia de Bavaro em Punta Cana_República Dominicana_logo

Ainda na praia, assistimos a um vídeo sobre os golfinhos e as normas de conduta durante as apresentações. Depois, um barco nos conduziu até uma plataforma, distante há uns quatro quilômetros da praia. Ali guardamos nossas mochilas, vestimos um cinturão inflável e fomos direcionados para uma área cercada, onde alguns instrutores e golfinhos aguardavam para as demonstrações de truques dos animais.

Na plataforma ficamos por 20 minutos assistindo aos golfinhos. Eles são uns amores e super espertos. Nos deram beijos, pudemos acaricia-los, e dar um “aperto de mãos”. Depois, quem quer pode aproveitar para nadar com raias, peixes e tubarões lixa que ficam em uma outra parte da plataforma.

IMG_2947

Infelizmente, não é possível levar sua própria máquina para tirar suas fotos e a única maneira de adquirir alguma foto é compra-las do fotógrafo da empresa. Acabei comprando um CD que continha umas 15 fotos, o que na época me custou 50 dólares.

O Dolphin Island Park não permite a entrada de grávidas e crianças com menos de 8 anos.

Se valeu a pena? Bom, eu nunca havia visto golfinhos assim tão de perto, então, eu gostei da atividade. Mas, ao mesmo tempo, por mais bem cuidados que os animais aparentavam ser, ainda assim nós seres humanos estamos retirando eles de suas vidas marinhas naturais e isso dá um pouco de pena dos bichinhos. De qualquer forma, a atividade é legal, os golfinhos são bem treinados e é bem interessante ver como eles são espertos. Além disso, existem regras do parque e instrutores que monitoram os turistas, de modo que é possível interagir apenas dentro de uma série de orientações, isso tudo na tentativa de proteger os animais o máximo possível.